A ideia de vender bombons caseiros deu certo, e aos poucos Ana Carolina incluiu novos produtos em sua linha de atendimento. “Comecei a bolar receitas, a inovar. Expandi minha linha de produtos com brownies, cupcakes, bem-casados, docinhos... Hoje tenho como foco eventos como casamentos, festas de 15 anos e uma linha de presentes”, esclareceorgulhosa. A mestrada em Teoria Psicanalítica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) prepara todas as encomendas em casa, com a ajuda da mãe, e sua irreverência na divulgação dos produtos que vende tem tido sucesso entre os clientes, um sinal de que os negócios devem prosperar. “A ação de marketing que privilegio até hoje são os e-mails que envio e fotos bem tiradas. Faço questão de ser bem humorada e de o texto ultrapassar só a venda de doces. Muitos dizem que gostam de receber meus ‘spams’ só pra se divertir. Isso é ótimo! Atraio a atenção, crio a demanda do contato, quebro o gelo da venda, fujo do lugar-comum. Se você pode fazer diferente por que fazer igual? Ouse, seja criativo!”, aconselha.
Apresento-lhes: Carol!
Ainda nos primeiros passos, a doceira de ascendência portuguesa e cearense, como faz questão lembrar em referência às delícias que a rodearam desde cedo, já observa o crescimento de seu negócio. “Meu investimento inicial foi de R$40,00. Tive como retorno o dobro. Reinvesti. Na primeira encomenda de casamento, pude investir mais forte em artefatos para confecção dos chocolates”, esclareceu. Ana Carolina é um exemplo de que é possível sim iniciar um empreendimento com uma quantia baixa, sem onerar seu orçamento, e crescer aos poucos. “No início meu rendimento mensal era de R$500,00/mês só com os chocolates vendidos pelas redondezas. Hoje forneço brownies semanalmente para dois cafés (um na Tijuca e um no Leblon) e para um restaurante no Centro da cidade, além de ter, pelo menos, 3 festas por mês, com um rendimento mensal de R$1.500,00. E quero mais!”, frisa.
Além de possuir um site, Ana Carolina também ‘conversa’ com seus clientes através de um blog, onde dá informações sobre os lançamentos sazonais. “Nas produções sazonais meu lucro dobra! No Natal passado criei uma linha de presentes (brownies de colher na caneca) e uma linha de panetones, foi muito bom. Conquistei vários clientes que fizeram encomendas para a Páscoa, que ao que tudo indica, será ótima também”, destaca.
Cake Designer – Conceito e sofisticação na sua festa
Não foi à toa que a brasiliense Paula Porto, de 34 anos, se encantou pelo trabalho de modelagem com pasta de açúcar. Em 2006, a administradora de empresas habilitada em Comércio Exterior decidiu transformar em ofício seu ‘hobby’. “Sempre adorei fazer bolos, doces e criar sobremesas diferentes para minha família e amigos. Como todos adoravam minhas receitas, decidi me aperfeiçoar. Fiz vários cursos, de confeitagem artística, de confeiteiro, de salgadeiro, entre outros, e me apaixonei pela modelagem com pasta de açúcar”, conta a confeiteira que tem como meta abrir uma loja ainda este ano e também começar a ministrar aulas de modelagem de bolos nos níveis básico, médio e avançado.
Paula tem o dom de transformar doces e bolos no que você quiser!
Reportagem produzida por mim em março de 2010
Um comentário:
EMOCIONEI!
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