quarta-feira, 30 de abril de 2008

Discussão de qualidade

Escolas particulares decidiram adotar um programa de ensino que prioriza os debates desde o ensino fundamental.
Agora os
estudantes se preparam previamente, com a leitura de trechos de livros, pesquisas na internet...entre outros que forem indicados pelo professor.
A estratégia prevê que o aluno apresente
argumentos em cima de assuntos de seu interesse para gerar uma discussão em sala de aula. E tem como meta tb, que o aluno seja mais autodidata, que saiba buscar o que precisa, para se preparar para o ritmo das universidades.
Ora, vamos! Nunca vi isso ser alguma novidade muito inteligente! Não é possível que em 2008 essa seja uma das idéias mais inovadoras que as escolas já tiveram para preparar melhor a capacidade reflexiva e persuasiva de seus alunos.
Não aceito que congressos para mudanças e atualizações/
modernizações(?) nas práticas pedagógicas estejam indo mal dessa maneira. Será?
Também sou da corrente “antes tarde, do que mais tarde”, mas ‘veja bem’ (como diria meu amigo Bito...titiiico!)...
E de pensar que essa é uma idéia implementada em
algumas escolas...não em todas. É uma questão que leva em conta cada coordenação pedagógica...ai ai
Bom, esquecendo o atraso absurdo na ação...estou contente em saber que a visão crítica dos estudantes aumentará! Ao menos, em algumas escolas particulares, já que isso não se mostra, até o momento, extensível às municipais e estaduais...
Leia a notícia aqui!

2 comentários:

PH Oliveira disse...

Bem Paloma, de certa forma, vejo isso (embora tardiamente pensado) como uma solução para despertar a cultura e tirar a molecada do "ostracismo mental"... Cada vez, percebo que as novas gerações têm absorvido menos cultura e têm menos conhecimento do que os rodeia. Minha geração "década de 80", pode não ter sido a mais intensa, até pq, para muitos, os anos 80 são considerados a Década Perdida, mas pelo menos, a galera daquela época, que fazia colegial nos anos 90, absorvia as informações à sua volta, como Globalização, mudanças geo-políticas e tal...
Experimenta perguntar para um jovem de 18 anos o que é Sustentabilidade...hehe! Aposto que vc vai se divertir com as respostas mais absurdas. :)

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom