sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Efeito da felicidade

Uma das últimas pesquisas divulgadas pela BBC indica que uma pessoa feliz tem o poder de contagiar outros que estão direta ou indiretamente ligadas a ela.
A felicidade se propaga, é disseminada pelos grupos que a vivenciam, e desta maneira, consegue atingir um número elevado de pessoas, é o que aponta o estudo. Um fator chamou minha atenção. A pesquisa não indica que os felizes surgem da associação com outros grupos que mantêm o mesmo sentimento — senão os ‘propensos à felicidade se fechariam num círculo fechado e, até, egoísta —, mas sim, que a felicidade propagada tem um poder transformador de humor e sentimento. Além disso, os dados do estudo mostram que o 'sentimento atinge até três graus de separação (amigos de amigos de amigos)'.
Não queria ser chata, afinal, o estudo está comprovado, mas confesso que só consigo ver refletido na minha vida o efeito da felicidade mais 'próxima'. Minha sensação é a de que só os 'laços mais imediatos' têm a capacidade de me atingir.

Já sentiu esse efeito na sua vida?

2 comentários:

Fábio Bito Caraciolo disse...

O problema é que o contrário também é verdade, Pah! Pessoas tristes e ambientes tristes contaminam tanto quanto a felicidade. Os sentimentos têm uma força por si só, mas oq ue transforma mesmo o mundo são as atitudes das pessoas... e assim sentimos aquelas que estão mais próximas ;-)

beijão!

Elismere Machado disse...

Sim. Também acho que ‘os laços mais imediatos’ comprometem os meus sentimentos mais do que os ‘amigos de amigos de amigos’. Só gostaria de enfatizar outra questão que, especialmente hoje, me angustia. O que é felicidade? É uma escolha? É algo previsível? Vem de dentro para fora? É um lugar? É uma pessoa? Talvez seja um pouco de cada, ou talvez, nenhuma dessas questões. Vou descobrir.