terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Dia da posse

Devo confessar que estou ansiosa e apreensiva quanto a posse de Barack Obama em Washington. Esse democrata que faz os olhos norte-americanos brilharem diante da expectativa de dias melhores na economia, de dias com mais consciência humanitária, de disputas que respeitem os civis do Oriente Médio ante aos interesses dessa potência terá muito trabalho. A crise observada por todos no mundo, e que inclusive afetou e afeta os países exportadores, deixa claro como a situação geopolítica mundial se configurou. Vivemos hoje num mundo multipolar, de decisões multilaterais, com países em desenvolvimento que emergem de forma espantosa e fazem tremer os gigantes do passado, passado este que foi quase ontem.
O primeiro presidente negro eleito, um democrata eloqüente que sabe ter assumido o mais difícil e trabalhoso compromisso do mundo atual: recuperar os Estados Unidos, em todos os sentidos.
Passa na minha cabeça um (ou mais) possível atentado, mas saber que um esquema de segurança sem precedentes foi montado e que, segundo informações do Jornal Hoje, cerca de US$ 150.000.000,00 foram gastos para garantir que esta cerimônia de comemoração saia exatamente como planejado e esperado me tranqüiliza. É fato que também me faz pensar que esse novo presidente deverá gastar muitos milhões de dólares, mais do que de costume, para evitar qualquer risco. Mas, nada substitui a segurança, e infelizmente, não se pode confiar em ninguém.
Meus votos são de que a cerimônia de posse transcorra com tranqüilidade, que este dia histórico seja lembrado pela esperança que transmite aos americanos e ao mundo, e que a gestão de Barack Obama seja marcada por soluções em curto e longo prazo e sucesso.
Qual é a sua expectativa?

Nenhum comentário: