sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Sugestão do dia

Combalida: enfraquecida, abalada, debilitada
Intróito: começo, princípio
Nulidade: pessoa sem mérito; nulo
Picardia: ação de pícaro; pirraça; desfeita
Pícaro: ardiloso, astuto; esperto, sagaz
Pitoresco: divertido; graciosamente original; vivo, cintilante, imaginoso
Proficiente: que tem perfeito conhecimento; competente, capaz
Profícuo: útil, vantajoso; proficiente
Sob os auspícios de: sob o patrocínio de

Faz tempo que você não vê (ou nunca viu) palavras como estas ocupando as linhas das publicações que costuma ler?
Faz tempo que não as vejo 'também', caso sua resposta tenha sido afirmativa à minha pergunta.
Pertinentes no contexto lido ou não (sempre tem gente que faz confusão, principalmente no falar), elas fazem falta, como tantas outras esquecidas do nosso vocabulário. Confesso que minha memória também me desaponta, e vivo tentando lembrar expressões outrora utilizadas por mim com bastante freqüência.
Aah, como me faz bem ler algo que me leva à consulta. Concordo que nada prático seria se o tivesse de fazer ao pegar o jornal do metrô, mas vale tanto à pena quando se está em casa, ou mesmo no trabalho. Tenho verdadeiro deleite em pesquisar e relembrar sentidos e significados, o étimo (vocábulo que é a origem imediata de outro).
Famigerado não uso há tempos, mas até que é bom, para escolher bem quem eu chamarei de célebre, notável.
Minha sugestão para hoje: exercite seu vocabulário!
Hoje eu vou treinar o meu com estas palavrinhas que há muito eu não pronunciava.
Qual a sua dica de palavra para hoje?
A pergunta vale p/ todos, não só para os profissionais de escrita. Não subestime seus conhecimentos.

Nenhum comentário: