quarta-feira, 14 de maio de 2008

Queria ser Pop igual Marina Silva! ... 'vítima do sistema'

Repercussão da saída da ministra Marina Silva – Mártir da causa ambiental?
Adoro unir o útil ao agradável. Pesquisei (pra meu official job) os principais jornais internacionais para saber como está sendo a cobertura da imprensa sobre a saída da ministra do Meio Ambiente.
Tudo bem que nada foi noticiado na capa das homes. Mesmo assim, eu queria ser Marina Silva, só pelas próximas horas hehe
Os jornais são unânimes em dizer que ela tentou encaixar questões ambientais como prioridade para o País, e que sofreu com os meios do atual governo na busca por maior desenvolvimento econômico.
Uns foram mais categóricos, outros menos, mas todos citaram a ministra como alguém que fez de tudo para incluir, sem sucesso e certamente, com atritos, os assuntos ambientais na agenda do governo.
Le Monde inflamou a discussão, e por meio de um artigo assinado pela correspondente no Rio de Janeiro, Annie Gasnier, criticou severamente o governo brasileiro. Disse que a ministra lutou durante os 5 anos e meio ‘travada’ por um sistema de governo que ‘protege os interesses econômicos predadores’.
Citou que a máscara caiu, indicando que agora sim, será possível perceber que a imagem de preocupação ambiental do país fora conferida pela ministra Marina. Também menciona que ela foi ‘ignorada’ algumas vezes (questão do comércio de soja transgênica, abertura rural OGM Monsanto) e que isso ‘alargou as diferenças’ entre ela e o presidente Lula. Vale salientar, que o jornal menciona que o recorde de desmatamento divulgado em janeiro, prejudicou a imagem da administração da ministra.
Os jornais Herald Tribune, New York Times e The Boston Globe (EUA), El País (Espanha) e The Guardian (Inglaterra) também fizeram uma cobertura que colocou Marina Silva como importante figura no cenário de defesa ambiental, responsável pelo destaque do Brasil na visão de outros países. Todos eles mencionam que a ministra pediu demissão após bater de frente com o governo muitas vezes, durante um período ‘tempestuoso’.
A Associated Press por meio do “NYT” disse que ‘Especula-se que o presidente queria demiti-la, mas temeu que já tivesse se tornado uma mártir da causa ambiental’. “El País” intitulou a notícia como ‘A ministra brasileira do Ambiente pede demissão em defesa da Amazônia’...mais posicionamento impossível, né?
A imagem internacional da ex-ministra é muito positiva, algo bem contrário ao que se mostra em relação às decisões econômicas do governo Lula. Ela é praticamente uma vítima do sistema!
Só pra mencionar: The Boston Globe deu apenas uma notinha pequena, assim como dá de outros países.
La Vanguardia, Der Spiegel, USA Today, Freaknomics – blog do NYT e Financial Times não deram nem uma nota até o momento.

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
PH Oliveira disse...

Sabe, tenho que admitir que não acompanhei a causa ambiental com a disciplina que ela merecia, mas não tenho dúvidas de que a Ministra deva ter sido "vítima do sistema". Como trabalho no Agronegócio há 11 anos, ví alguns bons ministros da Agricultura passarem pelo mesmo problema. Serem massacrados por factóides e momentos desfavoráveis que os faziam cair sem terminar o que estavam construindo. O último grande ministro foi Roberto Rodrigues, afetado pelos sem-terra, preço dos grãos e seca no Sul.
Mas o Brasil é isso, né? Uma fanfarronice disfarçada de País. Os bons sucumbem ao sistema. Os maus continuam administrando seu poder e o povo, bem, o povo continua perdendo a vida no trânsito, na violência urbana, nas filas do SUS... e assim caminha a humanidade.