quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

São Paulo é de uma (quase) ironia...

Mal recebemos a notícia de que a capital paulista passou do 182º lugar no ranking das cidades mais violentas do país para o 492º, e acontecem 2 chacinas em menos de 48 horas no Guarujá e de quebra mais uma em Itapevi. Não são ocorrências na capital, as cidades representam outros grupos com dados levantados, mas a livre associação não rola de cara?

Antes de qq coisa, confesso que sou meio cética com esses números. A ver pelos dados da Amazônia... ‘qta’ confiabilidade essas instituições transmitem depois de situações assim. Até agora fico pensando no tal buraco registrado pelo satélite...é...muitas questões...mas voltando à chacinas...

Bom, esqcendo o lide, aconteceu o seguinte:
1º acontecimento (pule essa parte se já tah por dentro da notícia ou se simplesmente não tah com saco, mas leia diagonalmente p saber do q se trata)
Segundo depoimento de uma testemunha à polícia, no começo da madrugada de 3ª feira (29/01/2008), três homens encapuzados e vestidos de preto chamaram um dos moradores de uma casa na rua Uruguai, numa favela do bairro da Enseada, no Guarujá e o ameaçou para que abrisse a porta.
Assim que os criminosos entraram, eles levaram para o quintal as 3 pessoas que estavam na casa e os executaram. Os criminosos levaram as vítimas até o quintal da casa e dispararam diversos tiros contra elas. Josias Soares Mariano, 18, Renato Santos Cândido, 16, e Aline Barbosa da Cruz Santos, de aproximadamente 18 anos, chegaram a ser socorridos, mas não resistiram. Os assassinos fugiram de bicicleta em direção a um morro.
2º acontecimento (idem ao 1º)
No dia seguinte (31/01/2008), por volta das 21h, seis pessoas conversavam na Rua das Magnólias, no Jardim Santo Antônio, quando motoqueiros chegaram e começaram a disparar tiros contra eles. Nelson de Carvalho Caetano, de 33 anos, Luciano Ícaro da Silva Santos, de 30 anos, e Ricardo Pelegrini Lopes, de 21 anos morreram. Michel Anderson Cruz de Oliveira, 20, Michel Bezerra Santana, 25 anos, e Maria José de Oliveira Souza, de 52 anos, seguem internados.
3º acontecimento – o último de repercussão até hoje, foi em Itapevi, 2 morreram e 1 tah agonizando com um tiro na cabeça...
By the way, q cansativo o ato de ficar replicando notícia...foi só um exercício, prometo não repetir... (eu mesma usei o idem)
Bom...dá uma sensação estranha né...p/ mim o mundo caminha p/ o fim, mas sei lá...estatísticas positivas otimizam a situação né, mas qdo vc tem essas ‘leves’ notícias a sensação de distanciamento da violência é rompida abruptamente...
Se quiser conferir, o Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros 2008 tah aqui. (Sacanagem isso, até parece q alguém vai querer ver esses dados estatísticos...essas tabelas quase incompreensíveis...)

Um comentário:

Anônimo disse...

O correto é "lead" e não "lide"!